Heading

Serviço Educativo


O Serviço Educativo (SE) integra-se no projeto cultural do Museu dos Transportes e Comunicações e acompanha, desde 1996, toda a programação.
Tem como missão acionar práticas de mediação com os públicos do Museu no acesso e difusão do conhecimento sobre o papel dos transportes e comunicações na evolução da sociedade moderna, a par da divulgação da memória do edifício da Alfândega do Porto.

  • OBJETIVO
    Define-se como principal objetivo estabelecer e promover relações entre Museu e Comunidade, das mais diversas formas (exposições, visitas acompanhadas, programas de animação, oficinas sazonais, exposições itinerantes, espectáculos de teatro, música, conferências, apresentações no exterior...).

    O Museu é entendido como um espaço vivo e aberto à participação de todos os públicos (desde o público escolar até ao especialista e a terceira idade).

    Para estes, o trabalho desenvolvido pelo SE é crucial. Técnicos com formação pedagógica adequada descodificam as mensagens contidas nos discursos expositivos através da criação de programas lúdico-pedagógicos autónomos ou integrantes das exposições.
     
  • PARCERIAS
    O estabelecimento de protocolos de colaboração com a DREN (Direção Regional de Educação do Norte), IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), Câmara Municipal do Porto, Jornal Público, Prevenção Rodoviária Portuguesa e muitas outras entidades e instituições públicas e privadas dão credibilidade e ajudam a sistematizar e a ampliar as ações desenvolvidas.
     
  • O MUSEU VAI À ESCOLA
    Por sua iniciativa ou a convite de várias instituições (escolas, bibliotecas, associações, entre outras), o Museu sai fora de portas a partilhar a sua programação com a comunidade. Apresentações multimédia, peças representativas do seu espólio (balanças, carimbos, miniaturas automóveis) e atividades práticas (como o jogo da glória), ilustram e animam estas visitas ao exterior.

  • ESTÁGIOS ACADÉMICOS E PROFISSIONAIS
    O acompanhamento de estágios académicos e profissionais, em parceria com instituições de ensino superior e técnico-profissional, permitem a este serviço manter uma atitude critica, de reflexão e inovação pedagógica e educativa.

Serviço Educativo e de Animação
Serviço Educativo e de Animação
Serviço Educativo e de Animação
Serviço Educativo e de Animação
Serviço Educativo e de Animação
Serviço Educativo e de Animação
Scroll