Heading

Parcerias

PARCERIA MUSEU E ORDEM DOS ARQUITETOS - SECÇÃO REGIONAL NORTE
O Museu dos Transportes e Comunicações estabeleceu uma parceria com a Ordem dos Arquitetos - Secção Regional do Norte (OASRN), tendo como objetivo a colaboração na mútua divulgação de iniciativas, na disponibilização de acervo da OASRN para a realização de exposições no Museu, bem como, na aplicação de tarifas mais vantajosas de visita ao Museu no âmbito do dia da semana dedicado à cultura (3ªfeira) promovido pela OASRN (aplicação do desconto de 50% sobre o preço de venda ao público de qualquer um dos bilhetes de acesso ao Museu, mediante apresentação do “Cartão Protocolos” pelos membros da OASRN).

​PARCERIA MUSEU E AGÊNCIA DE VIAGENS SANDINENSE MGC
O Museu dos Transportes e Comunicações estabeleceu uma parceria com a Agência de Viagens Sandinense DMC, através da criação de um novo produto que agrega transporte e visita de estudo. Desta forma, conjuntamente com os nossos parceiros, queremos diversificar o apoio aos docentes na marcação de uma visita de estudo, facilitando todo o trabalho administrativo na sua organização.

PARCERIA MUSEU E CP
Agora é ainda mais fácil chegar até nós!
O Museu dos Transportes e Comunicações estabeleceu uma parceria com a CP – Comboios de Portugal. Com o intuito de agilizar e tornar mais fácil o transporte de grupos que nos visitam, a vantagem para as instituições que aderirem a este “pacote promocional” está no valor muito vantajoso da viagem.

HOSPITAL DE S. JOÃO, E.P.E. e INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA PORTO FRANCISCO GENTIL, E.P.E
O Museu celebrou, no início de 2016, a cerimónia oficial que estabelece a parceria com o Hospital de S. João, E.P.E. e com o Instituto Português de Oncologia Porto Francisco Gentil, E.P.E. A “Hora do Museu” resulta assim num projeto de colaboração com os serviços de pediatria destas instituições hospitalares, com o objetivo de promover momentos de partilha e de animação para as crianças internadas, juntamente com as famílias que as acompanham, nestes períodos delicados das suas vidas.

ALFÂNDEGA: LUZ E SOMBRA | FREGUESIAS DE MIRAGAIA
Neste novo projeto iniciado em 2015, em parceria com: Infantário do Centro Social da Paróquia de Miragaia e o Centro Social e Paroquial de S. Nicolau (grupos “Mãos à Obra” e “Jovens Veteranos”), intitulado “Alfândega: espaço de luz e sombra”. Aqui, dá-se enfase ao Edifício da Alfândega e toda a sua envolvente, sob a égide do Ano Internacional da Luz (Declaração da UNESCO de 2015). O contacto, a partilha, as atividades desenvolvidas com a comunidade local (Miragaia e S. Nicolau) sempre constituíram a pedra de toque da atuação cultural e função social do Museu. Neste contexto, pretende-se com o projeto, numa 1.ª fase, recolher elementos diversos que ilustrem a perceção das pessoas em torno da “Alfândega”, através de desenhos, descrições escritas, fotografias, vídeo, etc. …) e, numa 2.ª fase, a vinda ao Edifício, a visita ao Museu, em particular à exposição permanente “Metamorfose de um Lugar: Museu das Alfândegas”. Aqui serão feitos novos registos de opinião, nos mais diversos suportes, a fim de percecionar o que mudou desde a opinião inicial.

FUNDAÇÃO DO GIL
O Museu colaborou (2009-2014) com a Fundação do Gil na animação das pediatrias dos hospitais da cidade: Hospital de S. João, Hospital de Stº António e Instituto Português de Oncologia, através da Hora do Conto. Mensalmente, o Museu contribui, com as suas histórias, para que crianças e famílias usufruam de momentos de evasão do ambiente hospitalar onde permanecem temporariamente.

ANILUPA/CLIA
Durante o triénio 2011-2013 o Museu colaborou com o ANILUPA/CLIA – Centro Lúdico da Imagem Animada da Associação de Ludotecas do Porto e com diversas instituições museológicas e sociais do Centro Histórico do Porto, na segunda edição do projeto “Porto Desconhecido”. Registar, valorizar e animar, através da técnica do cinema de animação, histórias de vida da população sénior desta zona foram os objetivos gerais do projeto. À semelhança da primeira edição o Museu trabalhou em estreita proximidade com o Centro Social da Paróquia de Miragaia.
Porto Desconhecido ©ANILUPA/CLIA

VARIAÇÕES SOBRE A EUROPA
Em 2013, uma parceria com a SetePés, tornou possível o desenvolvimento de oficinas criativas para adultos nas quais se refletiu sobre a Europa dos Cidadãos. A exposição COMUNICAR foi o espaço ideal para os encontros de reflexão e criação de curtas metragens sobre este tema. Esta ação é uma das variadas facetas do projeto mais amplo promovido pela Comissão Europeia e intitulado Variações sobre a Europa.
https://vimeo.com/album/2225558/page:2/sort:preset/format:thumbnail

ESTÁGIOS/PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO
O Museu colabora regularmente com instituições de ensino profissional e superior acolhendo estágios ou acompanhando projetos de investigação. Deste modo, o Museu abre-se à comunidade educativa e participa ativamente no processo de formação dos estagiários. Conhecimento da organização e dinâmicas do Museu, períodos de observação para contacto com as práticas museais e apresentação de propostas que visem a melhoria da qualidade do serviço do Museu com os seus variados públicos são momentos marcantes deste processo.

WEDUC
O Museu dos Transportes e Comunicações estabeleceu parceria com a WEDUC – uma rede social exclusiva para agentes de educação (escolas, pais e outras instituições educadoras).
Esta rede foi concebida com o objetivo de aproximar e aumentar a participação / comunicação entre todos os intervenientes no processo de educação.
A integração de instituições de educação não formal, como os Museus, nesta rede social, em muito vem reforçar e dar um forte contributo para a consolidação das “pontes de comunicação” entre todos os intervenientes neste processo educativo (escolas, alunos, pais e outras instituições).
Para mais informações consulte – www.weduc.com
Sede da Ordem dos Arquitetos no Porto | © OASRN
Sede da Ordem dos Arquitetos no Porto | © OASRN
Imagem do site institucional,  3 crianças acenando à janela de um autocarro| © MGC Transportes
Imagem do site institucional | © MGC Transportes
Cartaz de divulgação - imagem da exposição COMUNICAR com crianças na Máquina de COMUNICAR | © CP
Cartaz de divulgação | © CP
Centro Social da Paróquia de Miragaia visita a exposição
Centro Social da Paróquia de Miragaia visita a exposição "O motor da República: os carros dos Presidentes" | © Arquivo AMTC
Variações sobre a Europa | © Arquivo AMTC
Variações sobre a Europa | © Arquivo AMTC
Scroll