Museu dos Transportes e Comunicações

Projeto “Alfândega: espaço de luz e sombra”

15 de março, 2016
vista da porta principal de acesso ao Edifício da Alfândega do Porto para o exterior. Vê-se pessoas a circular | © Arquivo AMTC
Vista da porta principal do Edifício da Alfândega | © Arquivo AMTC
Neste novo projeto iniciado em 2015 e intitulado “Alfândega: espaço de luz e sombra” dá-se enfase ao Edifício da Alfândega e toda a sua envolvente, sob a égide do Ano Internacional da Luz (Declaração da UNESCO de 2015).
 
O contacto, a partilha, as atividades desenvolvidas com a comunidade local (Miragaia e S. Nicolau) sempre constituíram a pedra de toque da atuação cultural e função social do Museu.

Desde a construção deste magnânimo edifício, em pleno século XIX, até aos dias de hoje, muitas são as opiniões sobre este imóvel, umas mais esclarecedoras e diretas, outras mais difusas e emocionadas…

A “Casa da Comunicação”, designação dada ao núcleo que abre a exposição COMUNICAR, patente no Museu, propõe-se abordar exatamente esta questão, com o registo de testemunhos da comunidade local, desde profissionais ligados à atividade a aduaneira e comercial, até aos habitantes e vizinhos da Alfândega.

Neste contexto, pretende-se com o projeto, numa 1.ª fase, recolher elementos diversos que ilustrem a perceção das pessoas em torno da “Alfândega”, através de desenhos, descrições escritas, fotografias, vídeo, etc. …) e, numa 2.ª fase, a vinda ao Edifício, a visita ao Museu, em particular à exposição permanente “Metamorfose de um Lugar: Museu das Alfândegas”. Aqui serão feitos novos registos de opinião, nos mais diversos suportes, a fim de percepcionar o que mudou desde a opinião inicial.
O culminar desta iniciativa será a partilha, através de uma pequena mostra dos trabalhos, no Museu dos Transportes e Comunicações, no dia da celebração e festa de todos os Museus – Dia Internacional dos Museus – 18 de Maio.