Heading

Museu e Universidade Júnior - Verão 2017

29 de setembro de 2017
Museu e Universidade Júnior - Verão 2017
O Museu é um dos parceiros da Universidade Júnior, iniciativa da UP, que neste verão recebeu mais de 6000 estudantes, no programa de iniciação ao ambiente universitário.
Durante uma ou mais semanas os alunos são convidados a participar em diversas atividades e projetos de investigação em áreas tão diversificadas como as ciências, as tecnologias, as humanidades, as artes ou o desporto.

Durante o mês de julho o Museu colaborou com a Universidade Júnior, recebendo 261 jovens do 5º e 6º ano, divididos por 19 grupos em 2 atividade relacionadas com a Alfândega e a sua história.

Na atividade “Alfândega à vista? Segue a pista” a diversão começava pela manhã com uma visita em formato caça ao tesouro pelo Edifício. Conhecer os seus espaços e a sua antiga função através de pistas, mapas e bússolas, sem esquecer o tesouro do Capitão Nortada foi uma verdadeira aventura!

A tarde iniciava com a oficina “Despachar depressa e bem não há quem!”, onde se recriava as tarefas de contagem, medição, cálculo e cobrança de impostos, associadas ao despacho aduaneiro. Cada grupo tinha de despachar uma mercadoria e no final, a passagem ao controle do Verificador e o pagamento da taxa aduaneira ao Tesoureiro foram fundamentais.

O dia terminava com um Peddypaper por Miragaia, na zona envolvente à Alfândega. Os grupos percorreram ruas, vielas e arcos, descobriram igrejas e fontes, marcas das cheias e até antigas praias. O entusiasmo esteve sempre presente nesta magnífica descoberta!

Na atividade “Alfândega em flashes: montagem de uma exposição fotográfica”, jovens do 9º ao 11º ano conheceram a história da Alfândega e fotografaram-na em 3 perspetivas diferentes: arquitetura, paisagem e pormenor.

O empenho do grupo nesta atividade ficou espelhado na belíssima exposição temporária que conceberam, montaram e orgulhosamente inauguraram: “Alfandegar através de uma lente” integrou uma seleção de fotografias destes jovens, bem como fotografias da coleção "Alfândega Nova: o sítio e o signo" e, também, objetos da coleção aduaneira do Museu.

Uma exposição onde passado e presente se encontraram, através de diferentes visões e interpretações sobre a Alfândega e sua história.

Adicionar comentário

Scroll