Heading

Parcerias

MUSEU E HOSPITAL DE S. JOÃO, E.P.E., INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA PORTO FRANCISCO GENTIL, E.P.E. E CENTRO MATERNO INFANTIL DO NORTE (CMIN)
O Museu celebrou, no início de 2016, a cerimónia oficial que estabelece a parceria com o Hospital de S. João, E.P.E. e com o Instituto Português de Oncologia Porto Francisco Gentil, E.P.E.. A “Hora do Museu” resulta assim num projeto de colaboração mensal com os Serviços de Pediatria destas instituições, com o objetivo de promover momentos de partilha e animação com as crianças internadas e respetivas famílias, que as acompanham nestes períodos delicados das suas vidas. Durante o ano de 2017, a “Hora do Museu” passou a estar igualmente presente no Serviço de Pediatria do Centro Materno Infantil do Norte (CMIN).


MUSEU E UNIVERSIDADE JÚNIOR
Desde 2016, o Museu dos Transportes e Comunicações colabora com a Universidade Júnior - um programa da Universidade do Porto de iniciação ao ambiente universitário para estudantes do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário. Durante o mês de julho, alunos do 5º e 6º anos participam no programa “Experimenta no Verão” e passam um dia a descobrir o Edifício da Alfândega e a Freguesia de Miragaia, na atividade “Alfândega à vista? Segue a pista!”.
Mais de 1000 alunos já passaram pela Alfândega, numa atividade de descoberta do edifício através de pistas e jogos tradicionais. Da parte da tarde, a saída ao exterior permite conhecer a freguesia histórica de Miragaia, através de um Peddypaper que desvenda lendas e outras histórias das ruas, vielas, fontes e arcos desta pitoresca zona da cidade do Porto.


MUSEU E CP
Agora é ainda mais fácil chegar até nós!
O Museu dos Transportes e Comunicações estabeleceu uma parceria com a CP – Comboios de Portugal. Com o intuito de agilizar e tornar mais fácil o transporte de grupos que nos visitam, a vantagem para as instituições que aderirem a este “pacote promocional” está no valor muito vantajoso da viagem.


MUSEU E GRUPO MGC – TRANSPORTES
O Museu dos Transportes e Comunicações estabeleceu uma parceria com o Grupo MGC – Transportes, através da criação de um novo produto que agrega transporte e visita de estudo. Desta forma, conjuntamente com os nossos parceiros, queremos diversificar o apoio aos docentes na marcação de uma visita de estudo, facilitando todo o trabalho administrativo na sua organização.


MUSEU E ORDEM DOS ARQUITETOS – SECÇÃO REGIONAL DO NORTE
O Museu dos Transportes e Comunicações estabeleceu uma parceria com a Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte (OASRN), tendo como objetivo a colaboração na mútua divulgação de iniciativas, na disponibilização de acervo da OASRN para a realização de exposições no Museu, bem como, na aplicação de tarifas mais vantajosas de visita ao Museu no âmbito do dia da semana dedicado à cultura (3ª feira) promovido pela OASRN. A vantagem concretiza-se na aplicação de 50% de desconto sobre o preço de venda ao público de qualquer um dos bilhetes de acesso ao Museu, mediante apresentação do “Cartão Protocolos” pelos membros da OASRN.


MUSEU E WATERLILY – TURISMO ESPECIALIZADO
Com o objetivo de ampliar e reforçar a comunicação com públicos que procuram propostas culturais acessíveis, o Museu mantém um protocolo de cooperação com a WATERLILY – Turismo Especializado. Através desta parceria o Museu fica mais próximo dos públicos-alvo prioritários da WATERLILY como:
- pessoas com limitações físicas (temporárias e/ou permanentes) e/ou intelectuais;
- seniores com incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento;
- famílias com crianças pequenas;
- famílias e/ou acompanhantes.


MUSEU E TUR4all PORTUGAL
O Museu dos Transportes e Comunicações integra o projeto TUR4all Portugal (portal de recursos acessíveis para todos). Projeto desenvolvido pela Accessible Portugal – Tourism FOR All, contou com os apoios da Fundação Vodafone Portugal, Turismo de Portugal e ENAT – European Network for Accessible Tourism. Para informações acerca das condições de acessibilidade do Museu siga o link: www.tur4all.pt/resources/museu-dos-transportes-e-comunicacoes.


ESTÁGIOS/ PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO
O Museu colabora regularmente com instituições de ensino profissional e superior acolhendo estágios ou acompanhando projetos de investigação. Deste modo, o Museu abre-se à comunidade educativa e participa ativamente no processo de formação dos estagiários. Conhecimento da organização e dinâmicas do Museu, períodos de observação para contacto com as práticas museais e apresentação de propostas que visem a melhoria da qualidade do serviço do Museu com os seus variados públicos são momentos marcantes deste processo.


WEDUC
O Museu dos Transportes e Comunicações estabeleceu parceria com a WEDUC – uma rede social exclusiva para agentes de educação (escolas, pais e outras instituições educadoras). Esta rede foi concebida com o objetivo de aproximar e aumentar a participação / comunicação entre todos os intervenientes no processo de educação. A integração de instituições de educação não formal, como os Museus, nesta rede social, em muito vem reforçar e dar um forte contributo para a consolidação das “pontes de comunicação” entre todos os intervenientes neste processo educativo (escolas, alunos, pais e outras instituições). Para mais informações consulte www.weduc.com


HISTÓRICO DE PARCEIROS
Waterlily - Turismo Especializado
Waterlily - Turismo Especializado
Sede da Ordem dos Arquitetos no Porto | © OASRN
Sede da Ordem dos Arquitetos no Porto | © OASRN
Imagem do site institucional,  3 crianças acenando à janela de um autocarro| © MGC Transportes
Imagem do site institucional | © MGC Transportes
Cartaz de divulgação - imagem da exposição COMUNICAR com crianças na Máquina de COMUNICAR | © CP
Cartaz de divulgação | © CP
Centro Social da Paróquia de Miragaia visita a exposição
Centro Social da Paróquia de Miragaia visita a exposição "O motor da República: os carros dos Presidentes" | © Arquivo AMTC
Variações sobre a Europa | © Arquivo AMTC
Variações sobre a Europa | © Arquivo AMTC
Scroll