Heading

Cofres e caixa-forte da antiga Tesouraria

Destaque do mês de Junho

17 de junho de 2019
Antiga Tesouraria da Alfândega Nova do Porto
Na antiga Tesouraria da Alfândega Nova do Porto existe um conjunto de cofres e uma caixa-forte, balizados entre os séculos XIX e XX, sendo que esta última estrutura, de acesso altamente restrito, faz parte integrante da construção deste espaço.
Era aqui que o tesoureiro, responsável por este serviço, guardava diariamente o dinheiro, os objetos de elevado valor e os documentos utilizados pelos serviços aduaneiros do Porto.

A parte frontal da caixa-forte ostenta duas portas onde estão embutidos os puxadores, bem como as fechaduras e os segredos que permitem aceder ao seu interior. Lá dentro ainda encontramos um cofre, de escala reduzida. O objetivo desta caixa-forte seria a salvaguarda dos bens de alto valor impedindo o acesso de outros ao seu conteúdo.

Os restantes cofres, existiam habitualmente na Tesouraria para dar resposta ao elevado fluxo de movimentação de dinheiros que ocorria diariamente, fruto da cobrança dos impostos. Todos os cofres ostentam portas que abrem lateralmente e apresentam dispositivos circulares, em bronze, para registo do segredo, fechaduras e puxadores incrustados, bem como gavetas. O acesso aos mesmos era condicionado evitando furtos, acessos desautorizados ou outro tipo de ameaças.

As visitas a este espaço realiza-se em grupo e mediante marcação prévia.

Adicionar comentário

Scroll