Heading

Biblioteca da Alfândega do Porto

Para consultar, estudar, refletir...

18 de junho de 2022
Biblioteca da Alfândega do Porto. ©Arquivo AMTC
Biblioteca da Alfândega do Porto. ©Arquivo AMTC
A criação de um núcleo museológico dedicado à memória aduaneira e a este emblemático edifício, trouxe também um novo espaço de estudo e investigação – a Biblioteca da Alfândega do Porto.
Mesmo antes das obras de renovação, com projeto do arquiteto Eduardo Souto de Moura, este já era um espaço onde se conservava a documentação de arquivo, bem como documentos de biblioteca, que a título de depósito, apreensão ou até mesmo apoio às várias funções dos serviços aduaneiros aqui foram dando entrada.

A Biblioteca da Alfândega do Porto tem um acervo composto por cerca de 25 000 volumes, com datas entre o séc. XVIII e a atualidade, e a sua principal missão é disponibilizar e tornar acessíveis os recursos existentes nas áreas da memória aduaneira, dos transportes e comunicações, mas também de economia, direito, química, física e engenharia.

Além do serviço de atendimento e apoio ao utilizador, a nossa biblioteca estabelece parcerias e protocolos de colaboração, permuta e doação com outras instituições, permitindo desta forma a divulgação de conhecimentos e diversidade da coleção documental nas várias temáticas que a compõem.

O acervo documental é de acesso gratuito, sendo sempre preferível a marcação prévia para consulta. Contudo, também é possível consultar online o nosso catálogo bibliográfico, através do link: bibliotecaalfandega.com

Para consultar, estudar, refletir ou simplesmente espraiar o olhar até à outra margem do rio Douro não deixe de visitar a Biblioteca da Alfândega do Porto.


Fotografia: Biblioteca da Alfândega do Porto. ©Arquivo AMTC

Adicionar comentário

Scroll