Heading

Modelo Sony para comunicação móvel

Fabricado no Japão na década de 90 do século XX

27 de novembro de 2017
Modelo Sony para comunicação móvel
Sony CM – DX 1000 © Arquivo AMTC
A comunicação à distância é, desde os tempos mais remotos da humanidade, uma necessidade básica à sobrevivência humana e ao seu desenvolvimento.
A voz gritada, o assobio, o rufar dos tambores, os sinais de fumo e a luz solar refletida em superfícies espelhadas, foram, sem dúvida alguma, formas ancestrais das telecomunicações.

No século XVIII emergiu a vontade de comunicar a distâncias cada vez maiores, em espaços temporais cada vez menores.

O telégrafo, inventado por Claude Chappe em 1793, foi o primeiro sistema de transmissão de mensagens à distância. Em 1837, Samuel Morse inventou um telégrafo cuja comunicação era feita através de um dispositivo com uma única tecla que, quando premida, enviava um impulso elétrico que se traduzia num sinal gráfico sonoro ou luminoso (código Morse). Em 1876 Alexander G. Bell registou a patente da sua invenção: o primeiro aparelho telefónico. Em 1879 Cristiano Augusto Bramão, criou o primeiro aparelho no mundo a reunir numa única peça o auscultador e o microfone. Ao longo do século XIX realizaram-se inúmeras experiências que deram origem a diversos modelos de telefone de mesa e de parede. Em 1896 surge o primeiro telefone com marcador (disco) que permitiu efetuar chamadas diretas sem recurso a um operador e a centrais telefónicas para direcionar as chamadas. O disco rapidamente foi substituído pela marcação com teclas.

Os telemóveis e o uso da tecnologia digital vieram marcar a história do telefone. Em 1973, Martin Cooper apresentou o primeiro protótipo de telemóvel, o Dyna-Tac, que pesava aproximadamente um quilo e media 22 centímetros. De modo a permitir 35 minutos de conversação eram necessárias 10 horas para recarregar a bateria. A par da vertiginosa evolução dos telemóveis, surgiram as chamadas intercontinentais, as mensagens de texto e de imagem e o conceito de smartphone. Atualmente, os telemóveis adquiriram um estatuto híbrido, reunindo todo o tipo de funcionalidades que os caracterizam como computadores de bolso, máquinas fotográficas e consolas de jogos.

Neste contexto de comunicações móveis o Museu coloca em destaque um aparelho de comunicação móvel da marca Sony, modelo CM – DX 1000 fabricado no Japão na década de 90 do século XX. Este equipamento possuía um sistema GSM – Global System for Mobile Communication/Rede Celular de Telecomunicações GMS) e podia ser utilizado em mais de 87 países.

Empresa fundada em 1946 em Tóquio pelo engenheiro Masaru Ibuka e pelo físico Akio Morita, a Tokyo Telecommunications Engineering Corporation dedicava-se à construção e reparação de equipamento elétrico. Em meados dos anos cinquenta do século XX a empresa decide utilizar a designação Sony nos seus produtos. Sony deriva do latim “sonus” (som) e “sonny boy” expressão então na moda e bastante popular no Japão e que se referia aos jovens com espírito livre e pioneiro. Desde então a Sony tornou-se uma marca de referência mundial apostando na invenção, imaginação e fiabilidade. Um exemplo paradigmático desta atitude foi o lançamento, em 1979, do primeiro leitor portátil de cassetes, o Walkman que permitiu que a música deixasse de conhecer barreiras físicas e se espalhasse um pouco por todo o lado.

O Sony CM – DX 1000, bem como outros equipamentos que fizeram história no mundo da comunicação podem ser apreciados na exposição COMUNICAR mais propriamente no núcleo Os Mensageiros: evolução dos meios e tecnologias de informação e comunicação.

Ficha Técnica
Sony modelo CM – DX 1000
Fabricado no Japão
Década de 90 do século XX
Coleção Museu dos Transportes e Comunicações – Nº Inv. MTC. 2012.16.1

O Museu dos Transportes e Comunicações abre de terça a sexta, das 10h às 13h (entrada até às 12h) e das 14h às 18h (entrada até às 17h), e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h (entrada até às 18h).

Bibliografia
Textos “Os Mensageiros”. In Exposição COMUNICAR, Museu dos Transportes e Comunicações, Porto: 2012.
Sony. [em linha]. [consulta em 04.11.2016]. Disponível em Presscentre.sony.pt/news/historia-da-empresa-85959.

Adicionar comentário

Scroll