O Edifício da Alfândega do Porto, foi construído na segunda metade do século XIX sobre a então Praia de Miragaia, segundo projeto do arquiteto francês, Jean F.G. Colson.
O que existia no local onde foi construída a Alfândega?
Que antigas fundições do Porto contribuíram para a produção do ferro utilizado no Edifício?
Que mistérios escondem as "furnas"? O comboio chegava à Alfândega?
O Edifício da Alfândega é um extenso e rico “território”, marcado física e simbolicamente por elementos que ilustram a sua história enquanto espaço aduaneiro, mas também marcado pelos diferentes “humores” do Rio Douro e pelas sucessivas transformações ao nível das relações comerciais entre Portugal e o Mundo.
Emblemático na cidade e referência arquitetónica e patrimonial, este edifício do século XIX conta com uma área de 36.800 m2, abrindo-se simultaneamente para a cidade do Porto e para o rio Douro, numa localização privilegiada que, a somar à sua monumentalidade, lhe confere particular notoriedade entre os espaços públicos da região.
O projeto de requalificação deste espaço decorre, desde 1993, com orientação do Arquiteto Eduardo Souto de Moura (Prémio Pritzker 2011). Norteia-se pela instalação dos equipamentos exigidos por um moderno espaço cultural multifacetado e polivalente, mas preocupando-se com a valorização de todos os elementos que distinguem a arquitetura característica de um espaço aduaneiro.
Na visita, poderá conhecer um pouco mais da história da Alfândega Nova do Porto, construída a partir de 1859 sobre a antiga praia de Miragaia para receber as mercadorias que entravam e saíam da cidade pelo rio Douro.
Este percurso está disponível de 3ª a 6ª feira, às 11h e às 15h mediante disponibilidade da equipa do Museu e sempre que o Calendário de Eventos da Alfândega assim permita.
1335 - 1839
ALFÂNDEGA VELHA
1335 - No contexto dos conflitos entre burgueses e poder episcopal, o rei D. Afonso IV ordena “fazer o almazém e alfandega”, criando casa própria para o resguardo das mercadorias. Nesta data, encontravam-se construídas as casas do “Almazem” para servirem de Alfândega. Este espaço corresponde à atual Casa do Infante.
1821/1823 – Foi decidido ocupar provisoriamente mais um armazém para os serviços alfandegários – o armazém Saavedra. Conhecido por “Alfândega de Massarelos”, serviu os seus propósitos durante 50 anos. A dispersão do serviço alfandegário e a falta de segurança dos armazéns eram obstáculos para o comércio. Uma comissão de comerciantes do Porto pedia às cortes liberais uma nova casa de Alfândega.
1335
1400
1500
1600
1700
1839
1840 - 1868
PROJETO DE UMA ALFÂNDEGA NOVA
1859 – A 23 de maio é aprovado o empréstimo de 240 contos de réis para a construção do edifício, junto do Banco Comercial do Porto que garantiu o mesmo. Em 12 de outubro de 1859 o governo avança com a construção do edifício baseado no plano do Engº francês Jean F. Colson, que trabalhara no Louvre e fora contratado em 1856 para o Ministério das Obras Públicas. O local escolhido seria o areal de Miragaia. As obras arrancam, sendo que a sua responsabilidade fica a cargo dos engenheiros Francisco de Carvalho Mourão Pinheiro e Faustino José da Victoria.
1840
1850
1860
1868
1869 - 1986
ALFÂNDEGA NOVA
1869 – O Edifício da Alfândega Nova é inaugurado. O Edifício, em estilo neoclássico, é bem diferente da arquitetura dos tradicionais edifícios do século XV característicos da Ribeira. Composto por um corpo central e dois corpos laterais simétricos, a construção usou essencialmente o ferro na sua construção, mas com a particularidade de lhe juntar outros materiais, tais como pedra, pequenos tijolos e madeira. Contudo, à medida que a construção avançava, introduziram-se modificações e vários tipos de estruturas.
1871 – O Edifício da Alfândega Nova passou a articular-se com o centro urbano através da Rua Nova da Alfândega e em 1888 fica concluído o ramal ferroviário da Alfândega do Porto, ligando-a ao resto do país através da Rede Ferroviária Nacional.
1869
1875
1900
1925
1950
1975
1986
1987 - 1991
RENASCIMENTO DO EDIFÍCIO
1987 – Após mais de 100 anos ao serviço Aduaneiro, com a evolução das vias e dos meios de comunicação o Edifício da Alfândega vê os seus serviços serem deslocados para a periferia em busca de acessibilidades mais fáceis e de uma maior proximidade ao Aeroporto, ao Porto de Leixões e ao terminal TIR do Freixieiro.
Todavia, na sequência de movimentações dos meios culturais da cidade e da autarquia, surgiu a Resolução do Conselho de Ministros, de 27 de março de 1987 que decidiu que o Edifício se tornaria o Museu dos Transportes, criando-se para o efeito uma comissão instaladora.
1987
1988
1989
1990
1991
1992 - 1997
ASSOCIAÇÃO PARA O MUSEU DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES
1992 – A 21 de fevereiro foi criada a Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações. Esta instituição promove exposições relacionadas com essas temáticas e abre as suas portas a outras valências como a realização de eventos através da criação de um Centro de Congressos.
A partir desta data dá-se início ao processo de renovação do edifício sob a alçada do Arquiteto Eduardo Souto Moura.
1992
1993
1994
1995
1996
1997
1998
1º EVENTO
1998 – A amplitude do edifício da Alfândega com amplas e luminosas salas, propicia uma versatilidade e uma multifuncionalidade únicas para a realização de grandes eventos. As obras de recuperação dotaram as salas de equipamentos de segurança, acústica e comunicações. Todas estas características, bem como a sua localização e singularidades arquitetónicas, fizeram com que este edifício fosse escolhido para receber a VIII Cimeira Ibero-Americana (outubro 1998), que trouxe a Portugal os Chefes de Estado dos países latino-americanos.
1999 – Foi assinado, a 18 de outubro, o Auto de Cessão do Edifício da Alfândega do Porto entre a AMTC e o Ministério das Finanças, destinando o Edifício a sede da Associação.
1998
1999
2001 - 2022
DESENVOLVIMENTO DO MUSEU E CENTRO DE CONGRESSOS
O Museu apresenta, a 14 de dezembro de 2000, a sua primeira exposição de longa duração e muitos outros projetos se desenvolvem ao longo dos anos. A partir de então são também realizados no edifício da Alfândega eventos de grande relevância e impacto no panorama cultural e económico da cidade e da região.
2001
2005
2010
2015
2020
2022
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