Heading

Edifício da Alfândega | percurso interpretativo

O Edifício da Alfândega é um extenso e rico “território”, marcado física e simbolicamente por elementos que ilustram a sua história enquanto espaço aduaneiro, mas também marcado pelos diferentes “humores” do Rio Douro e pelas sucessivas transformações ao nível das relações comerciais entre Portugal e o Mundo.

 

 
O que existia no local onde foi construída a Alfândega?

Que antigas fundições do Porto contribuíram para a produção do ferro utilizado no Edifício? Que mistérios escondem as "furnas"? O comboio chegava à Alfândega?

 
 

Na visita, poderá conhecer um pouco mais da história da Alfândega Nova do Porto, construída a partir de 1859 sobre a antiga praia de Miragaia para receber as mercadorias que entravam e saíam da cidade pelo rio Douro.

 

 
Os antigos equipamentos de carga e descarga do cais (Girafa e Guindastes), a outrora movimentada estação ferroviária de mercadorias, os armazéns, os carris, a tesouraria são espaços a explorar no exterior e interior.

 

 
Esta visita está disponível de 3ª a 6ª feira, às 11h e às 15h com acompanhamento da equipa do Museu, sempre que o Calendário de Eventos da Alfândega permita.

 

Esta visita pode ainda ser complementada com a exposição “Metamorfose de um Lugar: Museu das Alfândegas“.



 
Alfândega do Porto © CPF, Fotografia Alvão, PT/CPFALV/020162
Alfândega do Porto © CPF, Fotografia Alvão, PT/CPFALV/020162
Guindaste Girafa, Cais da Alfândega © Arquivo AMTC
Guindaste Girafa, Cais da Alfândega © Arquivo AMTC
Armazém Piso 0  © Arquivo AMTC
Armazém Piso 0 © Arquivo AMTC
Salão Nobre © Arquivo AMTC
Salão Nobre © Arquivo AMTC
Scroll