Heading

Exposição Comboios em Miniatura

Um património ferroviário com histórias


O Museu dos Transportes e Comunicações organiza esta mostra alusiva aos meios de transporte ferroviários, em particular aos comboios em miniatura, a partir da notável coleção particular do entusiasta e coleccionador de brinquedos técnicos, Jorge Kendall, dando a conhecer um pouco da sua história ao público em geral.

O objectivo primordial prende-se com a importância de perpetuar a memória histórica e o património museológico dos meios de transporte ferroviários, como uma das maiores invenções da nossa época.

Este acervo museológico, considerado da maior relevância pela raridade de que se reveste e pela curiosidade que suscita no contexto ferroviário português e no universo dos brinquedos históricos, conta nesta mostra com cerca de cinco dezenas de objectos.

Destacam-se o material circulante, as pontes, comboios de origem alemã, do fabricante Märklin e à escala H0, depósito de locomotivas, estações ferroviárias, além de figuras e cenários representativos da Alemanha e Suíça, nas décadas de 50 e 60 do século XX.

Este fabricante tornou-se célebre mundialmente pelo fabrico de brinquedos desta tipologia simbolizando a qualidade e fiabilidade.


Edifício da Alfândega do Porto - 07 de Agosto a 05 de setembro de 2019
Entrada Gratuita
Segunda a sexta-feira: 10h – 19h
Sábados, domingos e feriados: 10h – 19h
Exposição Comboios em Miniatura © Arquivo AMTC
Exposição Comboios em Miniatura: Um património ferroviário com histórias © Arquivo AMTC
Exposição Comboios em Miniatura: Um património ferroviário com histórias © Arquivo AMTC
Scroll