Heading

Biblioteca da Alfândega do Porto

Destaque do mês de julho

1 de julho de 2019
Biblioteca da Alfândega do Porto
No dia 1 de julho assinalamos o Dia Mundial das Bibliotecas e recordamos como as bibliotecas são importantes portas de acesso ao conhecimento essencial para o desenvolvimento das pessoas e das suas comunidades.

Neste contexto, convidamos para uma visita à Biblioteca da Alfândega do Porto. Em duas grandes salas, debruçadas sobre o rio Douro, poderá conhecer a riqueza e o colorido espólio desta biblioteca ainda desconhecida para muitos.
Entre inúmeras publicações destacamos os livros de registo de exportação de Vinho do Porto. No período compreendido entre 1907 e 1933 a Alfândega manteve contas-correntes de todos os exportadores e, através destes registos, podem ser identificados os stocks iniciais, os movimentos de compras à produção, as aquisições ou cedências a outros produtores, as vendas para consumo nacional e para exportação, os países importadores, bem como a contabilização administrativa dos atestos de aguardente vínica e os derrames ou desfalques. Estas monografias são importantes referências históricas do papel da Alfândega Nova do Porto no controle do vinho do Porto e que ia muito para além da cobrança dos direitos de exportação e outras taxas.

Livros que guardam memórias da história aduaneira ou a legislação publicada no ano em que nasceu poderão também ser alvo da sua curiosidade e do seu desejo de descoberta. Publicações diversas sobre transportes e comunicações e a exposição “Metamorfose de um Lugar: Museu das Alfândegas” tornarão a sua visita inesquecível. Se tiver um tema de interesse especial contacte-nos previamente.

Horário da Biblioteca
Terça a sexta - 10h às 13 e 14h às 18h
Tel. 223 403 000 E-mail - museu@amtc.pt | ritabrito@amtc.pt

Horário do Museu
Terça a sexta - 10h às 13h (última admissão 12h00) e 14h às 18h (última admissão 17h00)
Sábados, domingos e feriados - 15h às 19h (última admissão 18h00)
Tel. 223 403 000 E-mail - museu@amtc.pt

 “O motor da República: os carros dos Presidentes” 
Visita Interpretativa ao Edifício da Alfândega Nova do Porto
Exposição "Metamorfose de um Lugar : Museu das Alfândegas"
Painel Ribeira Negra de Júlio Resende

Gratuito para crianças até 6 anos exceto em visitas orientadas       
Condições especiais para grupos, estudantes, Cartão Jovem e famílias

Adicionar comentário

Scroll