Edifício da Alfândega Nova do Porto é Monumento Nacional!
Alfândega é espaço de encontro, diálogo e construção de conhecimento
30 de dezembro, 2023
Edifício Alfandega - vista geral
Foi publicada no Diário da República nº 136/2023, Série I de 14 de julho a Classificação como Monumento Nacional do Edifício da Alfândega Nova do Porto e que abrange também o guindaste exterior Demag popularmente conhecido por “Girafa”.
Com projeto original do francês Jean F. G. Colson, a construção iniciou-se em 1859 sobre a antiga praia de Miragaia e após a instalação de uma complexa estrutura de estacas de madeira que, até hoje, suporta o cais e este ímpar exemplar da arquitetura neoclássica.
Destacam-se, nos seus grandiosos espaços, as diferentes soluções arquitetónicas e construtivas onde se aliam granito, ferro forjado e ferro fundido, vidro, tijolo e madeira. Ao longo de vários corredores mantêm-se, para memória futura, os carris onde outrora circularam as vagonetas para transporte das mercadorias.
Após um processo de renovação, com projeto do Arqtº Eduardo Souto de Moura, a Alfândega acolhe o Museu e o Centro de Congressos que atuam em prole da preservação da memória aduaneira e da dinamização de múltiplos eventos e exposições.
A intensa atividade cultural da Alfândega constitui um marco significativo no panorama socioeconómico do Porto e Região Norte.
Ontem como hoje a Alfândega abre-se ao Porto e ao mundo tornando-se um autêntico espaço de encontro, diálogo e construção de conhecimento.
Visite a Alfândega e descubra alguns dos muitos segredos deste ícone do Património Industrial da cidade do Porto e agora também Monumento Nacional.