Museu dos Transportes e Comunicações

Museu participa nas conferências IACM e RPM

Associação Internacional de Museus Aduaneiros e Rede Portuguesa de Museus

7 de novembro, 2025
O Museu participou na 31ª Conferência Anual da IACM – Associação Internacional de Museus Aduaneiros que decorreu em Antuérpia nos dias 22, 23 e 24 de outubro.
Participaram delegados de Museus Aduaneiros da Bélgica, Finlândia, Países Baixos, Inglaterra, Irlanda, Luxemburgo, Suíça, Lituânia, Hungria, China, Coreia do Sul, Ucrânia (online) e Portugal.

Durante a conferência foram partilhados projetos, discutidos assuntos sobre o funcionamento da associação e delineados os pormenores para a exposição conjunta a apresentar na sede da WCO – Organização Mundial das Alfândegas, em Bruxelas.

Realizaram-se ainda visitas orientadas ao Museu Aduaneiro Belga, à exposição temporária localizada no OPF Dennenburg em Kapellen, ao centro histórico onde ainda existem inúmeros testemunhos da antiga atividade comercial de Antuérpia e ao Red Star Line Museum onde foi possível conhecer a impressionante história da emigração europeia para o continente norte americano ao longo dos séculos XIX e XX.

Mais uma vez, este encontro anual proporcionou momentos ímpares para reforço das relações entre os vários países membros e perspetivar o futuro da IACM.

Nos dias 4 e 5 de novembro, decorreu no Espaço Vita, em Braga, o Encontro Anual da RPM – Rede Portuguesa de Museus. 

Este ano o mote do Encontro foi a celebração dos 25 anos da RPM, que o Museu integra desde 2001, a reflexão sobre o caminho percorrido e perspetivar o seu futuro como farol do panorama museológico nacional face aos desafios de uma sociedade global em rápida e permanente mudança. Com a integração de mais seis museus a Rede conta agora com 175 membros de várias naturezas jurídicas (nacionais, municipais e privados) localizados no continente, nos Açores e Madeira.

A participação na visita ao Mosteiro de Tibães foi uma oportunidade de conhecer os desafios, comuns ao Edifício da Alfândega, relativos à complexa recuperação e valorização de um antigo espaço monástico para novas funções enquanto espaço de memória que continua ainda a ser partilhado com a paróquia local.

Estreitaram-se relações, estabeleceram-se novos contactos e abriram-se novos horizontes para o caminho que fazemos enquanto Museu da Rede Portuguesa de Museus.