Sonnets from the Portuguese
Destaque do mês de novembro da Biblioteca da Alfândega do Porto
14 de novembro, 2025
Sonnets from the Portuguese apresenta uma coleção de 44 sonetos de amor escritos pela poetisa Elizabeth Barrett Browning (nasc. 1806, Durham County, England; mort.1861, Florença, Itália), publicados em 1850. Estes poemas são considerados uma das mais belas expressões da poesia romântica em língua inglesa.
A obra foi escrita durante o casamento entre Elizabeth e o poeta Robert Browning. Embora o título sugira uma tradução de poemas portugueses, trata-se de uma ficção literária criada pela autora como forma de preservar a sua poesia. O título é também uma referência carinhosa ao apelido que Robert lhe dava: “minha portuguesa”, devido ao seu tom moreno e à admiração de ambos por Camões.
Nos sonetos, Elizabeth expressa de forma profunda e pessoal os sentimentos de amor, receio, entrega e transformação interior provocados pela relação com Robert.
O soneto mais conhecido da coletânea é o n.º 43, que começa com o célebre verso: “How do I love thee? Let me count the ways.” / “Como te amo? Deixa-me contar os modos.”
A obra tornou-se um clássico da poesia amorosa universal, admirada tanto pela sua beleza lírica como pela sinceridade emocional com que trata o amor romântico.
Esta edição encontra-se na Biblioteca da Alfândega, integrada na coleção de livros de literatura universal em língua inglesa. Editado pela The Heritage Press - New York, em 1948, apresenta ilustrações de Valenti Angelo.