No próximo dia 18 de maio, o Museu dos Transportes e Comunicações junta-se à celebração do Dia Internacional dos Museus (DIM), integrando um programa alargado promovido pelo Município do Porto, em parceria com 31 museus e núcleos museológicos da cidade.
Desde 1977, o DIM é promovido pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de sensibilizar o público para a importância dos museus enquanto agentes ativos na preservação do património e na construção de comunidades mais conscientes e participativas.
O futuro dos museus em foco
Sob o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança”, a edição de 2025 convida à reflexão sobre o papel dos museus num mundo em constante transformação. Através de três subtemas — património imaterial, juventude e novas tecnologias, o ICOM propõe um olhar sobre os desafios e oportunidades que moldarão o setor museológico nas próximas décadas.
Atividades na Alfândega do Porto
Como instituição parceira nesta celebração, o Museu dos Transportes e Comunicações – Alfândega do Porto apresenta um conjunto de propostas culturais pensadas para promover a participação ativa e a descoberta do património da cidade.
- Percurso “Porto: cidade de rios e correntes”
- Uma viagem pela evolução da cidade sob o signo da água. Do Morro da Penaventosa à Foz do Douro, passando por rios esquecidos e vestígios de civilizações antigas, este percurso convida à (re)descoberta da cidade através da arqueologia, história urbana e património industrial.
- Ponto de encontro: Arqueossítio – Rua de D. Hugo, nº 5 (junto à Sé Catedral)
- 10h | Duração aproximada: 2h30
- Participação gratuita, mediante inscrição prévia para museu@stcp.pt (máximo 25 participantes)
- Atividade não coberta por seguro de acidentes pessoais
- Organização conjunta com Arqueossítio, Casa do Infante e Museu do Carro Eléctrico
- Exposição “O motor da República: os carros dos Presidentes”
- Entre as 10h e as 20h, os visitantes poderão explorar livremente esta exposição que reúne veículos históricos utilizados por Presidentes da República Portuguesa. A exposição inclui ainda desafios lúdicos para toda a família, como sopa de letras, jogo da memória, desenhos para colorir e uma cronologia participativa da República, onde num estendal iremos colocar, mola a mola, a nossa história.
Museuspaper
Atividade interativa que desafia os participantes a percorrer os museus da cidade e a resolver enigmas. O passaporte, disponível em qualquer instituição aderente, será carimbado à medida que os desafios forem cumpridos. Existem três níveis de participação (3, 6 ou 9 museus), com prémios garantidos no final.
A participação em todas as atividades é gratuita e aberta a todos os públicos.