Twenty Years After
Destaque do mês de dezembro da Biblioteca da Alfândega do Porto
12 de dezembro, 2025
Twenty Years After é a continuação do famoso romance Os Três Mosqueteiros, escrito por Alexandre Dumas (nasc. Villers-Cotterêts, França,1802; mort. Puys, França, 1870), publicado em 1845.
A história retoma as vidas de D’Artagnan, Athos, Porthos e Aramis, agora vinte anos mais velhos, em plena turbulência política da França do século XVII.
Após duas décadas afastados, os quatro amigos reencontram-se num contexto marcado pela guerra civil, disputas entre o cardeal Mazarino, a rainha Ana de Áustria e os nobres franceses. Enquanto D’Artagnan continua ao serviço da coroa como mosqueteiro, os restantes amigos seguiram caminhos distintos: Athos tornou-se um nobre reformado e mentor de Raoul (o seu filho adotivo), Aramis tornou-se abade e Porthos aspira a títulos e reconhecimento.
A amizade entre os quatro é posta à prova quando se veem, temporariamente, em lados opostos do conflito. No entanto, o laço de amizade entre eles prevalece. Ao longo do romance, enfrentam intrigas políticas, conspirações, batalhas e reencontros emocionantes, enquanto lidam com a passagem do tempo, o envelhecimento e os ideais do passado.
Além da ação e da aventura características de Dumas, a obra oferece uma reflexão mais madura sobre a lealdade, o poder, a amizade e o tempo. Twenty Years After prepara também o terreno para o desfecho da trilogia com The Vicomte de Bragelonne.
Esta edição encontra-se na Biblioteca da Alfândega, integrada na coleção de livros de literatura universal em língua inglesa. Editado pela The Heritage Press - New York, em 1958, apresenta ilustrações de Edy Legrand.