Diccionario de Technologia Aduaneira para Portugal e Brazil
Destaque do mês de fevereiro da Biblioteca da Alfândega do Porto
13 de fevereiro, 2026
O Volume II que destacamos integra o dicionário técnico especializado na terminologia e práticas aduaneiras em vigor nos territórios português, brasileiro e “principaes paizes estrangeiros”, refletindo a prática aduaneira do final do século XIX e início do século XX.
Esclarece sobre o vocabulário detalhado de termos e conceitos relacionados com a alfândega, o despacho aduaneiro, a tributação sobre o comércio exterior, a classificação de mercadorias, os procedimentos e tecnologia jurídica e administrativa ligados às alfândegas.
O seu autor, José Augusto da Silva Sampaio (1852–1914) foi funcionário aduaneiro, tendo-se aposentado com a categoria de Terceiro Verificador, mas também jornalista e estudioso autodidata profundamente envolvido com a matéria alfandegária em Portugal. Publicou dois volumes da obra, mas a edição não foi completada para além da entrada “Cev”, por limitações da subscrição governamental da época.
A obra é considerada um recurso histórico de referência na compreensão de práticas aduaneiras entre Portugal e Brasil no período pré?moderno da legislação aduaneira.
Disponível também para estudos históricos e comparativos sobre a evolução da terminologia das alfândegas, das nomenclaturas e dos termos técnicos usados na administração do comércio exterior.
SAMPAIO, José Augusto da Silva - Diccionario de Technologia Aduaneira para Portugal e Brazil, Vol. II, B – CEV, Imprensa Nacional, Lisboa, 1901