Museu dos Transportes e Comunicações

War and Peace

Destaque do mês de janeiro da Biblioteca da Alfândega do Porto

16 de janeiro, 2026
War and Peace
Publicado originalmente entre 1865 e 1869, “Guerra e Paz”, da autoria de Leo Tolstoy (Rússia 1828-1910), é um dos maiores romances da literatura mundial, combinando a narrativa histórica com reflexões filosóficas profundas sobre o destino, o livre-arbítrio e o sentido da vida.
A obra centra-se na invasão da Rússia por Napoleão Bonaparte em 1812 e acompanha a vida de cinco famílias aristocráticas russas. É famosa pela sua extensão e pela riqueza de detalhes psicológicos das suas personagens, tais como: Pierre Bezukhov, filho ilegítimo que procura o sentido da vida e a redenção espiritual, Andrei Bolkonsky, príncipe ambicioso que encontra a paz através do sofrimento e da guerra, questionando honra, dever e felicidade na guerra, e Natasha Rostova, jovem romântica que amadurece entre amores e perdas, cuja evolução simboliza a vitalidade da alma russa. A obra apresenta um retrato minucioso da sociedade russa do século XIX.

Romance, que se desenrola entre batalhas e negociações, explora os efeitos da guerra sobre indivíduos e nações, conciliando ficção e factos históricos, destacando-se pela sua escala épica, pelos múltiplos cenários e pela influência que exerceu no cinema, no teatro e nos estudos sobre a Rússia do século XIX.

A edição disponível na Biblioteca da Alfândega, integra-se na coleção de livros de literatura universal em língua inglesa. Editada pela The Heritage Press, New York, em 1938, integra reproduções de pinturas do século XIX de Vassily Verestchagin e desenhos especificamente elaborados por Fritz Eichenberg para esta edição.

TOLSTOY, Leo - War and Peace, The Revisited Maude Translation, Vol. I e II, The Heritage Press, New York, United States of America, 1938.
War and Peace
War and Peace
War and Peace