Museu dos Transportes e Comunicações

As Viagens de Gulliver

Destaque do mês de julho da Biblioteca da Alfândega do Porto

11 de julho, 2025
As Viagens de Gulliver
As Viagens de Gulliver, escrita por Jonathan Swift em 1726, é uma obra satírica que relata as aventuras de Lemuel Gulliver, um médico e navegador inglês. Ao longo de quatro viagens fantásticas, Gulliver visita terras imaginárias que servem de espelho crítico à sociedade europeia da época.
  • Parte I Viagem a Lilliput – Um país habitado por pessoas minúsculas onde as disputas políticas parecem ridículas e exageradas.
  • Parte II Viagem a Brobdingnag – Terra de gigantes, onde Gulliver é tratado como uma curiosidade e as fraquezas humanas são vistas com desprezo.
  • Parte III Viagem a Laputa, Balnibarbi, Luggnagg, Glubbdubdrib e Japão – Satiriza a ciência inútil e os académicos desligados da realidade.
  • Parte IV Viagem ao País dos Houyhnhnms – Governado por cavalos racionais, onde os humanos são vistos como seres brutos e irracionais.
A obra é uma crítica feroz à política, à ciência, à natureza humana e à sociedade europeia, misturando humor, fantasia e reflexão.

Na Biblioteca da Alfândega está disponível um exemplar em língua inglesa, editado em 1940 pela Heritage Press – New York e que integra xilogravuras de Fritz Eichenberg.
As Viagens de Gulliver