Museu dos Transportes e Comunicações

MULHERES pela LIBERDADE

21 Mulheres Portuguesas que sonharam ir mais além…

11 de março, 2024
“Acho que a missão da mulher é assombrar, espantar (…).
De resto, não é só a mulher, todos os seres humanos têm de deslumbrar os seus semelhantes…”
Natália Correia
As Mulheres são iguais aos homens, mas, há nas Mulheres uma vontade de voar, uma força, uma voz, uma sabedoria, um desejo de Liberdade incomparavelmente maior.

Durante uma substancial parte do século XX os portugueses, e em especial as Mulheres portuguesas, não tinham liberdade de pensamento e expressão. Não podiam votar livremente. Muitas ficavam fora da escola e tinham menos direitos que os homens. Sem autorização dos maridos não podiam ter passaporte, não podiam viajar para fora do país, não podiam ter conta bancária, assinar contratos comerciais, alugar casa ou abrir uma empresa.

No entanto, algumas Mulheres destacaram-se neste panorama e alcançaram conquistas reservadas a muito poucas.
No âmbito do Dia Internacional da Mulher e dos 50 Anos do 25 de Abril, a Alfândega presta homenagem a 21 Mulheres Portuguesas que alcançaram objetivos pessoais e sociais inimagináveis.

Estas 21, e muitas outras, lutaram pela Liberdade, alcançaram o Direito de cidadania e de participação na vida coletiva do país, contribuíram para que as Mulheres passassem a ser cidadãs por inteiro.

Ser Mulher e lutar pela mudança é, ainda hoje, causa de desconforto o que demonstra que o caminho para uma sociedade caraterizada pela igualdade de direitos entre todos os cidadãos precisa de continuar em frente.
Estas são 21 Mulheres que se tornaram exemplos de vida, Mulheres que se tornaram símbolos, Mulheres que nos deslumbraram, Mulheres que ousaram sonhar e ir mais além e permanecem como faróis e fontes de inspiração para todos nós.

Visite e conheça mais sobre as vidas destas audazes Mulheres.