Heading

Implantação da República 1910

Obus disparado na Rotunda

4 de outubro de 2022
Obus, Coleção do Museu da Presidência da República, © Arquivo AMTC
No dia 4 de outubro de 1910 foram vários os grupos de revoltosos republicanos que se barricaram no centro de Lisboa nomeadamente na Rotunda, Avenida da Liberdade, Praça dos Restauradores e Rossio. Machado dos Santos tornou-se mesmo o “herói da Rotunda”, chefiando e mantendo a resistência no alto da Avenida da Liberdade, rodeado de militares e civis armados.
Depois dos confrontos armados do dia 4, a República foi proclamada a 5 de outubro pelas vozes de José Relvas e Euzébio Leão na varanda do edifício da Câmara Municipal de Lisboa.

A peça de artilharia aqui em destaque foi disparada na Rotunda (atual Marquês de Pombal), em Lisboa, durante as movimentações. Mais tarde foi oferecida por Alfredo Antunes como recordação da vitória das forças revolucionárias e da implantação do novo regime ao sexto Presidente da República, António José de Almeida, que exerceu funções entre 1919 e 1923.

Na superfície do obus foi pintada a nova bandeira, símbolo do novo regime. Esta bandeira foi concebida por uma comissão especialmente constituída para esse efeito, da qual fez parte o pintor Columbano Bordalo Pinheiro.

Apesar do sentimento de esperança e progresso proporcionado pela implantação do novo regime, a I República viveria anos conturbados pautados por crises políticas e financeiras, sucessivos governos provisórios e instabilidade na Presidência da República, com mandatos breves e interrompidos, refletindo a instabilidade geral. Em 1926 um golpe militar ditou o fim da I República e o dealbar de um novo regime político, de pendor ditatorial, que se prolongou por quase 50 anos.

Esta e muitas outras peças integram a exposição “O motor da República: os carros dos Presidentes” que dá a conhecer a coleção de carros que, desde 1910, estiveram ao serviço dos Presidentes da República.

Imagem
Obus, Coleção do Museu da Presidência da República
© Arquivo AMTC

Adicionar comentário

Scroll