O Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio, e a Noite Europeia dos Museus, que se seguiu no mesmo dia, foram uma jornada fascinante pelo mundo da cultura, história e memória de homens e mulheres que lutaram pela Liberdade na Alfândega do Porto onde novamente se abriram as portas para receber centenas de visitantes.
Este ano, o tema das comemorações foi "Museus para a Educação e a Investigação", e a Alfândega do Porto organizou uma vasta gama de atividades com exposições, oficinas, conversas e teatro.
Algumas das iniciativas que marcaram o dia:
- » Alfândega da Liberdade: 50 anos do 25 de Abril.
Exposições de homenagem a Mulheres e memórias intemporais sobre a Revolução de Abril de 1974 no Porto. Apoio JN e Sindicato dos Jornalistas.
- » Museuspapper
Um desafio entre muitos outros propostos por Museus da cidade. Prémios para quem “investigar” mais museus!
- » Quizz Não Podias! e Oficina D: Democracia ≠ Ditadura
Atividades práticas para descobrir e aprender mais sobre a conquista da Liberdade.
- » Um Objeto E Seus Discursos - Apalpadeira
O estabelecimento da função Apalpadeira nas Alfândegas Portuguesas e o papel da mulher na sociedade portuguesa. Em parceria com Museu e Bibliotecas do Porto.
- » Teatro “Aventuras e Desventuras de Camilo e Zé do Telhado”
A importância dos museus para a educação e a investigação foi realçada durante as comemorações, e o público teve a oportunidade de aprender mais sobre a história, do património cultural e afetivo da Alfândega do Porto.
O evento foi um sucesso, com centenas de pessoas a visitarem o museu e a participarem nas diversas atividades.
Obrigada a todos!