Destaque do mês da Biblioteca da Alfândega do Porto
16 de agosto, 2024
A ourivesaria é uma arte de trabalhar materiais preciosos, como prata e ouro. Uma arte antiga realizada pelos ourives, sendo uma atividade essencialmente artesanal e com grande tradição em certas localidades do norte do país como Gondomar, Viana do Castelo ou Póvoa de Lanhoso.
Podem ser realizadas vários tipos de peças nestes materiais, tais como: peças para ornamentação pessoal, peças para uso doméstico como açucareiro, ampulheta, argola de guardanapo, peças para liturgia religiosa, entre outras.
No contexto da coleção Normas de Inventário, publicada pelo antigo IMC – Instituto dos Museus e da Conservação / Ministério da Cultura, foi lançado, em 2011, um caderno especificamente dedicado ao inventário de espólios de ourivesaria existentes nos Museus nacionais.
As instituições museológicas e os seus profissionais contaram assim com um importante contributo em termos de metodologias e instrumentos de trabalho indispensáveis ao desenvolvimento do inventário científico das suas coleções de ourivesaria.