Heading

Universidade do Porto - Universidade Júnior

Mais de 266 alunos passaram um dia à descoberta do Edifício da Alfândega e de Miragaia

18 de setembro de 2019
Universidade do Porto - Universidade Júnior
Durante o mês de julho o Museu colaborou, pelo quarto ano, no projeto da Universidade do Porto - Universidade Júnior.
Durante quatro semanas vinte grupos de jovens “Experimentaram o Verão” através da atividade “Alfândega à vista? Segue a Pista!”

Este ano, 266 alunos do 5º e 6º ano de escolaridade passaram um dia à descoberta do Edifício da Alfândega e de Miragaia. Cada dia começava, passo a passo, à descoberta do espaço, onde as pistas da Caça ao Tesouro e os vários jogos tradicionais ajudavam a interpretar e desvendar a história e a arquitetura da secular Alfândega. No início da tarde, os grupos eram desafiados com o Peddypaper por Miragaia. Etapa a etapa por ruas, vielas, largos, arcos, fontes e jardins (de Miragaia) iam-se revelando histórias e lendas de outros tempos. Na segunda parte da tarde, por entre balanças, pesos, “mercadorias”, cálculos e medições jogava-se ao “Despachar depressa e bem, não há quem!” recriando-se o processo de despacho de uma mercadoria.

Com jogos e muitas brincadeiras à mistura, assim se desenvolveu o programa “Alfândega à vista? Segue a pista!” onde, passado e presente do legado da Alfândega se conjugam e reinterpretam a cada novo dia.

Adicionar comentário

Scroll